elton john e dua lipa single 400x

Por Fabian Chacur

Nada mais legal do que quando artistas de gerações muito distintas se unem em um projeto e o resultado é espetacular. Eis o caso da faixa Cold Heart, que reúne o icônico astro pop Elton John, com seus 74 anos, e a brilhante cantora britânica Dua Lipa, com 25 anos, com remix a cargo do excelente grupo australiano Pnau, cujos integrantes tem 40 e poucos anos. Ou seja, a idade pouco importa aqui, o que vale mesmo é a junção de talentos. A faixa já se encontra nas plataformas digitais e é a 1ª amostra do novo álbum de Elton, previsto para sair ainda este ano.

A amizade entre Elton e Dua Lipa se intensificou durante a pandemia do novo coronavírus, e gerou parcerias, incluindo a participação dele no incrível especial Studio 2054, exibido em novembro de 2020 e no qual a cantora divulgou seu mais recente álbum, o delicioso Future Nostalgia (que Mondo Pop, mesmo com atraso, resenhará ainda esta semana). O astro a elogia desde que a moçoila lançou seu primeiro álbum, há seis anos. Em press release enviado à imprensa, o autor de Rocket Man comenta sobre a colaboração:

“Os últimos 18 meses foram difíceis, mas estar fora da estrada significou que eu realmente tive tempo para voltar às minhas raízes como músico de estúdio e a colaborar com alguns artistas maravilhosos. E também ter a oportunidade de passar um tempo com Dua, ainda que remotamente, foi incrível. Ela me deu muita energia. Ela é uma artista e pessoa verdadeiramente maravilhosa, absolutamente cheia de criatividade e ideias. A energia que ela trouxe para Cold Heart simplesmente me surpreendeu”.

Não se assuste se você reconhecer trechos de Cold Heart. A canção foi construída se valendo de partes de outras quatro composições de Elton John: Sacrifice (de 1989, de cujos versos saiu o título da nova gravação, Cold Heart), Rocket Man (1972), Where’s The Shoorah? (1976) e Kiss The Bride (1983). Aliás, isso tem tudo a ver com um projeto anterior reunindo Elton e o Pnau.

Em 2012, o então duo (hoje trio) Pnau lançou o excelente álbum Good Morning To The Night (leia a resenha de Mondo Pop aqui), no qual criou novas faixas usando exatamente este método de agrupar trechos de diversas gravações de Elton John e criando novas canções com beat dançante e clima psicodélico. O álbum atingiu o topo da parada britânica na época, algo que Elton não conseguia há 22 anos. Há mais de dez anos na estrada, o Pnau é australiano e tem como integrantes os irmãos Nick e Sam Littlemore (este o que entrou no grupo a partir de 2016) e Peter Mayes.

Cold Heart (clipe)- Elton John e Dua Lipa: