oldd simão 400x

Por Fabian Chacur

Haroldo Simão nasceu em Salvador (BA) e atualmente está radicado na Espanha. Com o nome artístico Oldd Simão, ele iniciou sua carreira em 2015 lançando o álbum Brasil dos Meus Sonhos, dedicado ao samba. Em 2018, veio Nº 7, desta vez mais próximo da MPB. A seguir, lançou um single pop, sonoridade mais próxima do seu estilo de compor. Com elementos de latinidade, ele avança e agora nos mostra o EP The Lovers-VI, já disponível nas plataformas digitais.

Para divulgar o novo trabalho, ele estrelou um videoclipe repleto de referências pop para uma de suas faixas, Pensando En Ti (The Star). O EP traz como principais inspirações o Tarot e o amor. Em entrevista a Mondo Pop, ele fala do novo trabalho e de sua carreira musical.

MONDO POP- Pensando en Ti (The Star) é cantado de forma bilíngue. Como surgiu a ideia de fazer isso? Você acha que isso pode facilitar a veiculação dessa canção na América Latina e Espanha?
OLDD SIMÃO
– Eu cresci falando os dois idiomas ao mesmo tempo, então, para mim, fazer essa mistura de idiomas é natural e acontece de forma orgânica. Tem coisas que para mim soam melhor em português outras em espanhol, as vezes o que eu quero dizer entra no compasso em um idioma, mas no outro não e seguindo essa logica eu vou compondo. Acho sim que ao misturar os idiomas fica mais fácil internacionalizar a música, já que ela tem elementos linguísticos com o qual pessoas de outros países neste caso de fala hispânica vão se conectar.

MONDO POP- Como você definiria Pensando en Ti (The Star) em termos rítmicos? Seria uma espécie de pop latino? E como surgiu a ideia da estética visual do videoclipe, quais as suas inspirações?
OLDD SIMÃO
Pensando en Ti é um reggaeton ritmicamente falando que entra na categoria de pop latino, inclusive pelo idioma. A ideia artística está inspirada na cantora italiana Mina, de quem eu gosto muito. Grande parte das capas dos CDs dela são imagens do rosto em ângulos diferentes e com estéticas variadas e eu decidi fazer um clipe com essa referencia de só aparecer meu rosto com uma estética mais retro anos 1980, 1990, com cores e efeitos de duplicação.

MONDO POP- O seu 1º álbum, Brasil dos Meus Olhos (2015), é todo dedicado ao samba. Fale um pouco sobre ele, e o que te levou a deixar esse estilo e se dedicar à música pop.
OLDD SIMÃO
– Eu amo samba, o samba me fez me conectar com o Brasil quando eu era pequeno, então, ele faz parte da minha construção como artista e eu sempre canto nem que seja um samba nos meus shows. Esse CD surgiu da minha vontade de honrar esse estilo musical que faz parte da minha história não só pessoal, mas também ancestral. Eu o gravei com grandes músicos, produtores e compositores da Baixada Fluminense do Rio de janeiro e para mim foi uma grande realização pois foi meu primeiro CD profissional e eu vivi aquela experiência com 15 anos de idade com muita emoção. Com o passar do tempo, fui seguindo outros estilos a procura de enriquecer meu conhecimento e minha formação artística e apesar de eu gostar muito de interpretar samba, como compositor não e meu forte e por isso essa migração para o gênero pop.

MONDO POP- Como você compara o EP The Lovers-VI com os seus trabalhos anteriores? Quais são as novidades, se compararmos com o que você já havia lançado anteriormente?
OLDD SIMÃO
– Eu acho que esse trabalho me retrata muito, pois nos meus trabalhos anteriores eu estava me encontrando, explorando e experimentando. Neste EP, porém, eu já estava com uma identidade muito mais formada, amadurecida e com as ideias mais claras, eu plasmei nele muitas coisas de mim. Em The Lovers, eu vejo um “eu” mais maduro, todas as músicas são da minha autoria, todas as ideias de figurinos, fotos, clipes etc. forma minhas, então eu coloquei em prática minha faceta como produtor de mim mesmo, e apresentei ao publico um Oldd Simao muito mais pop, mais atualizado, com os ritmos das músicas, as letras e o meu próprio visual, diferentemente dos meus trabalhos anteriores. The Lovers é um EP conceitual em que tudo está interligado e tudo tem um porque, ele conta uma historia com principio, meio e fim que vai acompanhada dessas referências ao tarô no nome das músicas e também na identidade visual do EP, tem toda um harmonia numérica também. Então, tudo foi pensado com muito amor e para mim foi algo novo e incrível de se fazer.

MONDO POP- Você se inspirou em elementos do tarô para compor. Qual é a presença do misticismo e do romantismo no seu trabalho?
OLDD SIMÃO
– Este EP é uma tirada de cartas com uma estrutura de passado, presente, futuro e a carta do consultante, que, no caso, sou eu mesmo. Então, eu criei ele em cima disso, cada música fala sobre o significado da carta dentro de uma relação amorosa, que é algo que envolve muito a vida dos jovens e das pessoas no geral. Todos nós nos apaixonamos, todos npassamos por relações difíceis, separações e também vemos isso constantemente ao nosso redor com amigos, parentes ou filmes e séries. Então, eu quis falar de amor e da importância de respeitarmos todas as etapas dele, desfrutar dos primeiro momentos de se apaixonar, aprender a gostar de alguém com seus mais e seus menos, a importância de saber quando uma relação deve acabar, e que não adianta a gente amar outros sem antes amar a si mesmo, pois amor próprio é fundamental.

MONDO POP- Você está planejando fazer shows para divulgar o novo trabalho? Como serão esses shows- com banda, DJ, playback, de que forma?
OLDD SIMÃO
– Estou sim, pretendo abrir minha agenda de show a partir de maio, e serão com banda, uma formação pequena mas bem estruturada para dar o melhor do meu trabalho para o público. Além das músicas do novo EP, escolhi também algumas anteriores e fiz uma releitura delas para que fiquem mais de acordo com a minha nova proposta sonora e estilística, e fiz alguns covers de músicas conhecidas também para complementar meu roteiro.

Pensando em Você (The Star)– clipe- Oldd Simão: