Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

George Benson esbanja classe e swing em SP

Por Fabian Chacur

 

Tive a honra de ver um show de George Benson pela primeira vez em 1989, no antigo Palace (hoje CitiBank Hall), em São Paulo. No último domingo, chegou a hora da segunda vez. E agradeço a Deus pela bênção. Exagero? De forma alguma. A performance do cantor e guitarrista americano mais uma vez me cativou. O show tinha como mote uma homenagem a Nat “King” Cole (1917-1965), em cuja trajetória de certa forma Benson se baseou. Mas teve mais. Com direito a baile e tudo.

Antes da atração principal, o público teve a oportunidade de conferir a jovem (24 anos) cantora e baixista Esperanza Spalding. Acompanhada por um trio composto por bateria, guitarra e teclados, a moça investe em um jazz sofisticado, com direito a quebradas rítmicas, improvisos inteligentes e inventividade. Além de tocar bem, mostrando versatilidade entre o baixo acústico e o elétrico, Esperanza também canta muito bem, com investidas nos agudos de uma afinação e senso melódico a toda prova. Se continuar nesse rumo, tem muito futuro, como comprova seu CD Speranza, lançado recentemente no Brasil.

Nat King Cole e George Benson começaram suas carreiras como músicos, destacando-se em seus instrumentos (Cole era pianista), e depois, passaram a também cantar, mergulhando de cabeça no mercado pop de forma classuda e bem sucedida. Acompanhado por uma orquestra de cordas e coral brasileiros de primeiríssima linha, ele interpretou clássicos do saudoso mestre como Monalisa, Nature Boy, Unforgettable, Too Young, Route 66 e Ramblin’ Rose. Ao iniciar a segunda parte do show, que ele definiu como “George Benson Party” e na qual tocou “apenas” com sua excepcional banda composta por cinco músicos de altíssimo calibre, ele reprisou Nature Boy, só que desta vez com o arranjo pop funkeado com que a registrou em disco. Daí para frente, um sucesso após o outro, com direito às balançadas Turn Your Love Around, Love Ballad e Give Me The Night e à balada In Your Eyes. A voz do astro de 66 anos, continua intacta, assim como a sutileza ao tocar guitarra. Quase duas horas de puro prazer auditivo.

 

Confira Never Give Up On a Good Thing, ao vivo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=1-efy12ngwk

 

3 Comments

  1. Claudio Romano

    June 19, 2009 at 6:36 pm

    Nooooooossa !!!! Que saudades do George !!!!
    Fabian, eu pensei que o nome da musica dele fosse “Never Give Up On a Good Thing”.
    Tenho saudades da epoca das noites no “Roller”, onde eu e meus amigos iamos patinar ao som dessas musicas, putz !!!!!!!
    Minha musica predileta dele eh: Give Me The Night
    Ahhhhhhhhh, como eh bom relembrar,,,,,,,,,,,,,,,
    Abracao Fabian

  2. Claudio Romano

    June 19, 2009 at 6:48 pm

    E prah quem gosta de um solo de guitarra daqueles relaxantes mas ao mesmo tempo contagiantes:

    http://www.youtube.com/watch?v=5QjTK0pL1go

    Voce me fez vontade de assistir um show dele Fabian, proxima vez que vier prah cah vou assisitr.

  3. Caro Romano: na verdade, você pensou certo, certíssimo, o título da música é esse, mesmo, Never Give Up on a Good Thing, e não Never Give Up on a Groove Thing. Fui me meter a postar de madrugada, olha só no que deu….rsrsrss Obrigado pelo toque, e vou corrigir por aqui. E quanto ao show, vá por mim: quando George Benson passar de novo aí por London Town, não perca. O cara é um entertainer completo: canta bem, toca muito, é extremamente simpático e carismático………. Grande abraço, e tuuuuudo de bom procê e pros seus, meu caro amigo!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑