Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

John Lennon vence enquete do NME

Por Fabian Chacur

O New Musical Express (NME), uma das publicações especializadas em música mais conceituadas do mundo, está completando 60 anos de existência. Como forma de marcar a data, a revista britânica criou uma enquete, iniciada em março. Entre 60 nomes pré-escolhidos, qual seria o ícone fundamental da música de 1962 para cá?

Mais de 160 mil pessoas votaram via internet no intuito de eleger The Ultimate Musical Icon Of The Last 60 Years, e o vencedor acabou sendo John Lennon. O eterno beatle superou concorrentes como o parceiro Paul McCartney, Bob Dylan, os irmãos Liam e Noel Gallagher, Ozzy Osbourne, Kurt Cobain, Amy Winehouse e outros do mesmo gabarito.

O Top 10 mistura artistas de várias épocas. Surpreende nomes como Paul McCartney, Bono, Bob Dylan e Ozzy Osbourne não terem conseguido chegar a este posto, enquanto Alex Turner, cantor e guitarrista do bem menos relevante Arctic Monkey ostentar o quarto posto, mas o fato de ele ser da nova geração faz todo o sentido. E John Lennon é um belíssimo vencedor.

Listas de melhores e piores são sempre discutíveis, mas indiscutivelmente válidas pelas discussões que geram e para nos ajudar a avaliar nossos gostos e opiniões pessoais.

Eis a lista dos 10 mais votados da eleição do NME:

1- John Lennon (Beatles)

2- Liam Gallagher (Oasis)

3- David Bowie

4- Alex Turner (Arctic Monkeys)

5- Kurt Cobain (Nirvana)

6- Amy Winehouse

7- Jimi Hendrix

8- Morrissey (The Smiths)

9- Noel Gallagher (Oasis)

10- Ian Curtis (Joy Division)

Veja o clipe de Gimme Some Truth, de John Lennon:

4 Comments

  1. Tudo lindo e maravilhoso e Lennon merece este título. A minha pergunta é: O QUE O ALEX TURNER está fazendo nesta lista, ANTES DO HENDRIX, MEU DEUS DO CÉU? Este povo quer me matar né? rs.

    Saudações, Chacur!

  2. Sua pergunta tem toda a lógica do mundo, Carla. Acrescentaria ao nome de Hendrix os de Paul McCartney, Bob Dylan e por aí vai. Ah, essas listas! Ainda bem que ao menos o vencedor é um cara acima de qualquer suspeita. Obrigado pela visita e volte sempre!!!

  3. Chacur, obrigado por me fazer reescutar a sensacional “Gimme some truth”… mas quem será que montou esse videoclipe pavoroso? Foi a Dona Yoko? Se era pra botar uma mão anônima tocando o solo de guitarra (já que o George Harrison não foi filmado), era melhor ter buscado a mãozinha-fantasma da Família Addams!! (até o próprio George se divertiria com isso) E, guitarra por guitarra, já repararam como a melhor coisa dessa música é a BASE, tocada pelo próprio John?
    Ab’çãopr’ocê.

  4. admin

    September 23, 2012 at 1:26 am

    Foi a Tia Yoko, sim, Cláudio, e concordo, o vídeo não ficou lá essas coisas. Mas postei ele aqui assim mesmo porque essa é uma de minhas músicas favoritas do Lennon, um petardo que de quebra ainda tem George Harrison na guitarra. E de novo concordo contigo: John era um grande guitarrista-base, vide suas performances nos Beatles e na carreira-solo. Grande abraço e tuuuuudo de bom!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑