Brendan BensonConheça um pouco mais sobre Brendan Benson , o principal parceiro de Jack White na nova sensação do rock, o grupo Raconteurs .
Quando Jack White, líder dos adorados/badalados White Stripes, anunciou a criação de um grupo alternativo, os Racounteurs, muita gente se perguntou a respeito dos colegas de empreitada. Especialmente de seu braço direito, o cantor, guitarrista e compositor Brendan Benson. Houve até aqueles maldosos que encararam o cidadão como uma espécie de sortudo, por se associar no momento certo a um dos músicos mais badalados do rock atual. Pois esses céticos se enganam. A notoriedade chega a Brendan após muitos anos de batalha, e é bastante merecida.

Com 36 anos de idade, Brendan Benson é natural da cidade de Michigan. Seu primeiro disco solo saiu em 1996. Intitulado One Mississipi , o CD equivale a uma bela apresentação de seu trabalho, um power pop com nítidas influências de Beatles, Raspberries, Monkees e outras bandas de pop dos anos 60/70. Isso, com um leve tempero grunge. As deliciosas Bird’s Eye View , Crosseyed e Got No Secrets são os pontos altos. Pena que a gravadora Virgin não tenha feito muito para divulgá-lo, gerando uma briga que tirou temporariamente o artista do cenário discográfico.

Problemas jurídicos resolvidos, Benson voltou em 2002 com Lapalco , estréia na independente V2. Mais uma vez, ele gravou diversas parcerias com Jason Faulkner, ex-integrante do grupo Jellyfish e também dono de uma sólida carreira solo na seara do power pop. A dupla assina sete músicas de One Mississipi e cinco de Lapalco , sendo que Faulkner participou das gravações deste último. A sedutora balada Metarie , o rock Folk Singer e a deliciosa Eventually se destacam, em disco no qual o artista mostra versatilidade tocando vários instrumentos.

Em 2005, surge The Alternative To Love , também consistente e com maravilhas como o rock Spit It Out , a bem sixties The Pledge , a balada pop Biggest Fan e a psicodélica Between Us . Desta vez, assina todas as músicas, e conta com participação de músicos de apoio em algumas faixas, enquanto em outras se desdobra sozinho em vários instrumentos. Brendan estava divulgando este disco quando resolveu se unir ao velho amigo Jack White e criar o Racounteurs.

Informações importantes: depois de ficar anos fora de catálogo, One Mississipi foi relançado de forma independente em 2003, com o acréscimo de nove faixas bônus. Por sua vez, Lapalco e The Alternativa To Love saíram miraculosamente no Brasil, graças à iniciativa da gravadora Sum Records. Procure-os, que vale a pena.
Confira o clipe de Metarie :

http://www.youtube.com/watch?v=2tEfUk6kNjQ&search=brendan%20benson
site oficial de Brendan Benson:

http://www.brendanbenson.com/
endereço de Brendan Benson no site My Space:

http://www.myspace.com/brendanbenson