godfathers.jpgA série de documentários The Blues foi criada e coordenada por Martin Scorsese, e tinha como objetivo mostrar vários ângulos do mais seminal dos ritmos surgidos em solo americano. Ao cineasta Marc Levin, coube a missão de nos contar a história da Chess Records, fundada em 1950 pelos judeus poloneses radicados nos EUA Leonard e Phil Chess e responsável pelo lançamento de artistas como Muddy Waters, Bo Diddley, Howlin’ Wolf, Chuck Berry e Bo Diddley.

Só que Godfathers & Sons, na verdade, vai muito além, e nos apresenta duas histórias paralelas e maravilhosas de amizade e relacionamento multi racial. A primeira, a da própria gravadora, fundada por dois branquelos e mesmo assim um sólido abrigo para a música negra, quebrando barreiras e gerando discos maravilhosos e influentes. A outra é a da aproximação entre Marshall Chess, filho de Leonard e grande produtor que trabalhou na Chess e também com os Rolling Stones, e Chuck D, líder de um dos grupos mais importantes da história do rap, o Public Enemy.

Arrepia ver o envolvimento entre Marshall, sempre com um sorriso de puro prazer nos lábios, e Chuck D, que se mostra um verdadeiro ideólogo da aproximação entre as raças. A amizade gera um encontro histórico entre a Electric Mud Band, que em 1968 gravou ao lado de Muddy Waters o histórico álbum Electric Mud,e os rappers Chuck D e Common. O expectador também viverá o prazer de ouvir performances ao vivo recentes de Magic Slim, Koko Taylor e Otis Rush, além de registros de arquivo de Muddy Waters, Howlin’ Wolf e Bo Diddley.

Temos uma ótima entrevista com Marc Levin, contando da importância que conhecer a obra da Chess Records teve em sua vida, e o desejo de transmitir isso para as novas gerações. Difícil não se emocionar quando, quase no final de Godfathers & Sons, Marshall e Chuck se abraçam de forma afetiva, como dois grandes amigos do peito.
Clipe de Fight The Power, com o Public Enemy:
http://www.youtube.com/watch?v=HLqqP1ISxLI%20
Koko Taylor interpreta ao vivo Jump For Joy:
http://www.youtube.com/watch?v=J-0yAaM00e4%20


Muddy Waters interpreta Mannish Boy ao vivo (1978):

http://www.youtube.com/watch?v=MQsNv7ReUk4