youtube.jpg12 de outubro de 2006. A essa altura, até o “seo” Zé lá em Tatuí já sabe sobre a compra do mais novo fenômeno da Internet, o You Tube. Apesar de ser aparentemente algo simples, vídeo na Internet, o You Tube foi muito além, possibilitando que os próprios usuários colocassem os seus vídeos no site, e ainda que sejam feitos comentários por parte de outros (acrescentando o conceito de comunidade). O resultado todos sabem: sucesso absoluto em pouco tempo.O que me intriga é que quem comprou o You Tube foi a Google, aquela mesma empresa que já é dona do Orkut, Picasa, Blogger, dos anúncios aí do lado, do e-mail que uso, etc…

Não tenho absolutamente nada contra a Google, muito pelo contrário, admiro seus serviços, sua competência, a capacidade de montar um search engine tão poderoso, um sistema tão eficiente e lucrativo como o AdWords, e tantos outros produtos gratuitos.

No entanto, a história nos mostra que qualquer tipo de monopólio nunca trouxe benefícios para os consumidores. O até então independente, You Tube, poderia agora cair mais facilmente nas garras das grandes gravadoras e perpetuar o seu esquema viciado nas FMs também na Internet? A Google estaria disposta a manter a política do “do it yourself” que impera no site e se sujeitar a processos milionários?

Isso só o tempo vai dizer, mas a sorte está lançada, o vídeo na Internet hoje é uma realidade graças a popularidade e a independência do You Tube. E que venha o próximo fenômeno.

Veja os ex-donos do You Tube felizes comentando a venda:

http://www.youtube.com/watch?v=QCVxQ_3Ejkg