Quando voltou à ativa em 2004, o Barão Vermelho previa lançar um disco de estúdio, um ao vivo, fazer inúmeros shows e, depois, parar para balanço mais uma vez, o que já havia ocorrido durante o início deste novo século. Eles anunciaram os últimos shows, e o derradeiro em Sampa City ocorreu na noite de sexta-feira, no Tom Brasil Nações Unidas. Foram duas horas de pura celebração roqueira, com direito a hits, canções não tão conhecidas e muito, mas muito pique mesmo.

Quem chama o grupo carioca de a melhor banda de rock and roll do país não está exagerando. Criado em 1981, mantém a atual formação há quase vinte anos, e esse entrosamento se mostra evidente desde os primeiros acordes do show, com as músicas Maior Abandonado e Cuidado. Guto Goffi (bateria) se mostra um músico sólido, seguro, e é bem apoiado pelo folclórico Peninha, um percussionista rocker por excelência. Mauricio Barros se desdobra entre teclados, violão e guitarra e dá um banho de competência, enquanto Rodrigo, o baixista, esbanja pique e bom humor. Fernando Magalhães é o guitarrista pau para toda obra, tanto solando como fazendo bases precisas.

Todos deixam o campo livre para que Roberto Frejat exiba sua fúria, categoria e carisma nos vocais, guitarra e violão. Em um show generoso, com duas horas de duração, tivemos desde clássicos como Bete Balanço, Pense e Dance, Por Que a Gente é Assim?, Amor Meu Grande Amor e Por Você, até canções que andavam longe dos setlists do Barão há muito, como Billy Negão, Não Amo Ninguém e Carne de Pescoço, esta última com participação de Rafael, filho adolescente de Frejat. Cazuza, primeiro vocalista e co-autor de vários clássicos do grupo, foi homenageado em O Poeta Está Vivo, Codinome Beija-Flor e O Tempo Não Pára.

O show encerrou-se com a empolgante Pro Dia Nascer Feliz, deixando todos com um forte gosto de quero mais. Se de fato o grupo de Roberto Frejat não mais voltar à ativa, ao menos se despediu de pé, forte e altivo.

Site Oficial do Barão Vermelho:

http://www.barao.com.br/  

Clipe de Codinome Beija Flor:

http://www.youtube.com/watch?v=WQxo78XQBzY

Clipe de Baby Suporte, com Cazuza:

http://www.youtube.com/watch?v=doUOz-bQ5kE