Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Boca Livre – Boca Livre (1979)

Em 1979, um grupo formado por duas gerações de músicos estreou no mercado fonográfico. Os cariocas Maurício Maestro (baixo e vocal) e David Tygel (violão, viola e vocal) tinham acabado de chegar aos trinta anos de idade, e integraram o Momento Quatro, que acompanhou Edu Lobo na célebre Ponteio. Já o paulista Cláudio Nucci (viola, violão e vocal) e o capixaba José Renato (violão e vocal) eram sete anos mais novos, embora já estivessem mexendo seus pauzinhos no meio musical. A união deles se mostrou perfeita, e gravar o disco de estréia era o próximo passo. Como não haviam gravadoras dispostas a encarar o desafio, a experiência independente se mostrou a única saída. Abençoada saída.

Boca Livre, trabalho inicial do quarteto criado na Cidade Maravilhosa, transformou-se rapidamente em uma das grandes surpresas da história da música no Brasil. Sem distribuição de uma multinacional nem nada, o LP desandou a vender, e chegou pertinho das 100 mil cópias. Ou seja, mais uma vez as majors mostraram sua incapacidade de enxergar sucesso potencial na frente de seus narigões.

O disco tem arranjos vocais perfeitos na melhor fusão MPB 4/Os Cariocas/Crosby Stills Nash & Young, instrumental com ênfase acústica e canções doces, inspiradas e na linha folk/bossa nova/MPB, uma mistura de composições próprias com autores como Milton Nascimento, Nelson Ângelo e Toninho Horta. Ou seja, fortes conexões com o Clube da Esquina mineiro. As líricas e singelas Quem Tem a Viola e Toada (Na Direção do Dia), ambas grandes sucessos radiofônicos (acredite se quiser, sem jabá!), a bossa Mistérios (da musa Joyce), a interpretação perfeita e a capella de Ponta de Areia….. Um disco perfeito, que equilibra sutileza, melodias, harmonias e lirismo sem nunca esbarrar na chatice ou redundância. Uma bela injeção de ânimo em quem acredita em sonhos, pois um disco desses ter vendido tanto pela via independente só pode ser um ótimo exemplo para todos de que, sim “dreams come true”.
Boca Livre e Rodrigo Maranhão cantam Feito Mistério, 2007:
http://www.youtube.com/watch?v=GxjXLbbFtao
Boca Livre canta A Casa, em 1980, especial Arca de Noé:
http://www.youtube.com/watch?v=tuYjDrKwKNM
Boca Livre e MPB4 ao vivo cantam A Lua, 2007:
http://www.youtube.com/watch?v=jvZtv9BFquQ

1 Comment

  1. Conjunto muito bom, deonde sairam dois grandes coko Claudio Nucci e Zé Renato musico muito bom, chegou até gravar um disco com o Virtuoso Violonista e guitarrista Al de Meola

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑