bosco.jpg

Daqui a pouco, neguinho vai achar que o João Bosco me paga jabá para escrever sobre ele. Crítica sobre o show do Teatro Municipal há uma semana, e de novo o cara por aqui? Mas esse bis é mais do que justificável: foram dois shows completamente diferentes, e ambos merecem destaque. Um, como vocês já sabem, foi voz e violão. Este, que rolou na manhã de domingo na versão ao ar livre do Auditório Ibirapuera, reuniu o autor de O Bêbado e a Equilibrista com a NDR Bigband, grupo alemão de jazz integrado por 18 exímios músicos e regido por Jorg Achim Keller.A primeira parte do espetáculo foi dedicado ao grupo e a um convidado especial, o trombonista sueco Nils Landgren. Nesse segmento, eles exibiram um som jazz fusion altamente swingado, com direito a bons espaços para os metais, improvisos sempre ótimos de serem ouvidos e uma musicalidade à toda prova. Nils, além de tocar com maestria, também se mostrou um performer exemplar. Em um solo sem o acompanhamento da banda, ele de forma bem humorada foi desmontando seu instrumento sem nunca perder os sons e os compassos, e improvisou até o riff de Smoke On The Water, aquela do Deep Purple, e ainda cantou uma balada maravilhosa.

Na metade final do espetáculo, João Bosco entrou em cena, e clássicos de seu repertório ganharam um sabor que misturava jazz e gafieira, contagiando a platéia presente. Incompatibilidade de Gênios, Papel Marché, Caça à Raposa e especialmente O Bêbado e a Equilibrista ganharam novos e admiráveis contornos. Só nos resta torcer para que a parceria, que gerou outros shows pelo Brasil, seja registrada em CD, DVD ou coisa que o valha. Mais um belo encontro entre culturas diferentes que gera resultado de alto teor artístico.
Site oficial da NDR Bigband:

http://www1.ndr.de/orchester_chor/ndr_bigband/ndr362.html
NDR Bigband ao vivo em Blumenau (SC):

http://www.youtube.com/watch?v=8zcbNYWpJdI
Repertório da parceria NDR Bigband/João Bosco:

Incompatibilidade de Gênios, Caça à Raposa, Coisa Feita, Gênesis/O Ronco da Cuíca, Papel Marché, Linha de Passe, Smile/O Bêbado e a Equilibrista.