Semana passada teve como marca a entrega de dois prêmios relacionados ao mundo da música. Na terça, o Prêmio Multishow, criado pela emissora a cabo e entregue no Rio de Janeiro em luxuosa cerimônia realizada no Teatro Municipal. Na quarta, o Prêmio Toddy, criado pela revista Dynamite, do incansável e talentoso André Pomba, com entrega no Auditório Elis Regina, em São Paulo. Nos dois, cujos vencedores foram obtidos através de votação popular, a pergunta: será que deu a louca no público? Ou a ditadura dos fã-clubes de maior porte dará sempre as cartas neste tipo de concurso?

O Multishow chega a dar vergonha. Rogério Flausino do Jota Quest, que grava o mesmo disco há anos e tem voz de zumbi bêbado, melhor cantor? Ana Carolina, gritando feito um trovão e dizendo que quer comer a Madonna, melhor cantora? Melhor CD, o saco de gatos apelativo intitulado Ivete No Maracanã, um dos mais redundantes discos ao vivo jamais gravados? Melhor música a patética Sr.do Tempo, do indefectível Charlie Brown Jr.? Revelação o insosso NxZero? Ah, dá licença!

O Prêmio Toddy coroou alguns vencedores mais elogiáveis, como Tom Zé, DJ Patife e, principalmente, o excepcional programa mineiro Alto Falante, uma das grandes tribunas destinadas à música de qualidade neste país, que levou os troféus de melhor programa de tevê e melhor rádio via internet. E o rock instrumental de Sidney Carvalho e Alex Martinho também merece respeito. Mas Matanza, Gram, Arnaldo Antunes, Acido Groove e Cansei de Ser Sexy não são exatamente o que definiria como boa música. Enfim, foi o público que os escolheu. Mas o povo também votou em Lula e Fernando Henrique Cardoso para dois mandatos como Presidentes da República……

Lista completa dos vencedores do Prêmio Toddy:
www.premiotoddy.com.br

Lista completa dos vencedores do Prêmio Multishow:
www.multishow.com.br