Por Fabian Chacur 

A capa é horrível: com tom de vermelho vivo ao fundo, Michael Stipe aparece com cara pintada e jeitão de Nosferatu. Tenha medo, tenha muito medo! Mas o que importa, aqui, é o conteúdo musical. Em um único pacote, são dois CDs e um DVD, que registram os melhores momentos dos shows que o R.E.M. realizou nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2005 em Dublin, Irlanda. O título não complica: R.E.M. Live. Na época, eles divulgavam o álbum Around The Sun, do qual seis músicas integram o set list, entre elas a soturna Leaving New York. É o primeiro álbum ao vivo da banda, que durante anos lançou faixas live como bônus de diversos singles.

O grupo que surgiu em Athens no final dos anos 70 segue, atualmente, o formato Rolling Stones de ser. Ou seja, além de seus integrantes fixos, Stipe (vocal), Peter Buck (guitarra e bandolim) e Mike Mills (baixo, teclados e vocais), conta com o apoio de Scott McCaughey (guitarra e teclados), Ken Stringfellow (teclados e guitarras) e Bill Rieflin (bateria). A performance deles é bem fiel aos arranjos originais de cada música, com a voz de seu cantor rouca, intensa e muito peculiar. A guitarra sutil de Peter Buck continua um grande achado, enquanto o resto da moldura instrumental aposta na simplicidade sólida, pique e minimalismo.

O registro visual não cai em invencionices, mantendo foco na performance agitada de Mr. Stipe e na postura sóbria dos músicos. Mas a qualidade da captação de imagens e áudio é excelente.

Quanto ao repertório, viaja por todas as fases da banda, com destaque para os resgates de Cuyahoga e (Don’t go Back To) Rockville, da fase pré-Warner, e para os hits Everybody Hurts, Imitation Of Life, What’s The Frequency, Kenneth? e Man On The Moon. Desempenho, que deixa grandes expectativas para o CD de inéditas que o trio lançará em breve.

 [youtube]Pt2TEDnK38o&rel=1[/youtube]