Por Fabian Chacur

O que não falta no mercado, felizmente, são DVDs de James Paul McCartney. No entanto, o mais importante de todos acaba de sair. The McCartney Years é uma caixa contendo três discos e um encarte luxuoso. O conteúdo deixará qualquer fã de queixo caído: “apenas” mais de quarenta videoclipes lançados pelo ex-beatle em sua carreira individual, entre 1970 e 2005, ou seja, entre os álbuns McCartney e Chaos And Creation In The Backyard. Um registro que comprova o óbvio: mesmo que não tivesse integrado a maior banda de rock da história, ainda assim teria lugar garantido no Olimpo da música.

The McCartney Years resgata clipes há muito sumidos. Coming Up (1980), por exemplo, no qual Macca aparece vivendo vários personagens, incluindo baterista de rock pesado, guitarrista de rockabilly e baixista dos Beatles. Press (1986) teve concepção simples: o astro passeando pelo metrô londrino, lidando de forma bem-humorada com o assédio e a surpresa do público ao vê-lo ali, no meio do povão. Um mergulho em seu ambiente campestre em Heart Of The Country (1971), com direito até a participação da lendária sheep dog Martha (que inspirou Martha, My Dear, dos Beatles), apresentação na tevê para divulgar sua balada mais apaixonada e soul, My Love (de 1973), clima Segunda Guerra Mundial para divulgar a maravilhosa balada jazzística Baby’s Request, um hipotético colecionador japonês de memorabilia pontuado a deliciosa My Brave Face…….. E tudo isso com o recurso de ouvir os comentários do próprio McCartney acerca de cada clipe, e outros extras imperdíveis.

Dois DVDs trazem só os clipes, sendo que o terceiro é reservado a uma seleção de performances ao vivo nos anos 70, 90 e 2000. Para não dizer que só temos elogios por aqui, o encarte lista o clipe de Off The Ground como tendo sido gravado em 1989, quando foi na verdade realizado em 1993. De resto, só alegria. Vale cada centavo que você pagar nesse pacote luxuoso. Parcele no cartão……

Videoclipe de Coming Up:

[youtube]xvEQmyoP18E&hl=en[/youtube]