Por Fabian Chacur 

Você certamente já cantou letras escritas pelo baiano Paulinho Lima. São dele versos de hits como Perigo (Zizi Possi), Transas (Ritchie) e Adoro (Léo Jaime), por exemplo. Ele já escreveu canções com gente do naipe de Nico Rezende, Guilherme Arantes e Leo Jaime, além de ter produzido discos importantes para a história da MPB, como Fa-tal- Gal a Todo Vapor (de Gal Costa), Ângela Ro, (o disco de estréia da cantora carioca) e Para Iluminar a Cidade (de Jorge Mautner). Como forma de reunir 12 canções compostas por ele com o pianista e compositor Guilherme Vergueiro, acaba de sair Parceria, CD que conta com a participação de grandes intérpretes da MPB.

Antes de falar do projeto em si, vale um pequeno currículo de Vergueiro. Paulista, está há 35 anos na estrada, com vários discos gravados, estadias nos EUA como diretor musical da casa noturna Cachaça e da Guilherme Vergueiro Brazilian Big Band, e também autor da trilha sonora do filme Lost Zweig, de Sylvio Back, esta última em parceria com o consagrado trombonista Raul de Souza. Ou seja, o cara tem pedigree suficiente para compor com Paulinho Lima.

O conceito em torno de Parceria é simples. Com produção de Lima e arranjos e pianos executados por Vergueiro, a fornada de canções é defendida por algumas vozes essenciais para a história da MPB, como as de Alcione, Miltinho, Jards Macalé, Ney Matogrosso, Emílio Santiago e Leila Pinheiro. O repertório é delicioso, uma mistura de samba, samba-canção, samba jazz e bossa nova repleto de bom gosto, refinamento e inteligência. Três faixas já haviam sido lançadas anteriormente, sendo as outras nove concebidas especialmente para este projeto. O resultado esbanja unidade, sutileza e classe. Pasmem, até a discutível Preta Gil está bem, em Você é Minha Vida. Pijama Nem Pensar (Miltinho), Certeza de Nada (Ney Matogrosso) e Beira de Rio (Pery Ribeiro) são destaques, mas Parceria, lançado pela Lua Music, agrada como um todo.

Site da gravadora Lua Music:
www.luamusic.com.br