Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Highway 61 Revisited- Bob Dylan (1965-Sony/BMG)

Por Fabian Chacur

 

É sempre temerário escolher um único disco e defini-lo como o melhor de um artista que possui uma obra extensa e exemplar, repleto de títulos excelentes. Não irei incorrer nesse erro, ao menos neste caso. Entre os grandes álbuns lançados por Bob Dylan, um dos melhores e certamente boa iniciação para quem não o conhece é este Highway 61 Revisited, que a Sony/BMG enfim lança no Brasil em uma edição decente no formato CD. Em seu sexto LP, lançado em 1965, o cantor, compositor e músico americano horrorizou alguns fãs mais xiitas ao lançar um trabalho totalmente elétrico, mudança que já havia sido ensaiada no disco anterior, Bringing It All Back Home, que saiu no mesmo ano e cujo repertório era meio a meio entre eletricidade e violões acústicos. Aqui, as guitarras tocadas por Dylan e Michael Bloomfield dão as cartas, secundadas de perto pelo excelente Alan Kooper no órgão e piano, Paul Griffin no piano e órgão, Bobby Gregg na bateria, Harvey Goldstein no baixo, Charley McCoy na guitarra, Frank Owens no piano e Russ Savakus no baixo. O destaque absoluto do álbum vem logo no seu início, com a épica e irada Like a Rolling Stone, que volta e meia é eleita a canção mais importante da história do rock. Mas as oito faixas “restantes” não ficam atrás. Os rockões Tombstone Blues, From a Buick 6 e Highway 61 Revisited, a balada ácida Ballad Of a Thin Man e a mais acústica do disco, Desolation Row, certamente se encontram entre os grandes clássicos dylanianos dos anos 60. Tipo do álbum exemplar, para ser degustado de ponta a ponta. Difícil alguém ter coragem de ouvir Highway 61 Revisited e dizer que Bob Dylan não sabe fazer um rock and roll potente e contagiante, essencial até mesmo para quem por ventura não entender inglês e, por tabela, suas letras geniais e repletas de imagens únicas e fortes.

 

Like a Rolling Stone ao vivo em 1966:

 

http://br.youtube.com/watch?v=xO0gSJGJ7Fs

 

2 Comments

  1. O que dizer de Bob Dylan nessa fase , onde ele ousou ao extremo , se expondo a alguns riscos , técnicos e estéticos , que só são permitidos aos gênios ? Um disco que ajudou a mudar grande parte da estrutura da música popular em todo o mundo , influenciando até o trabalho dos Beatles , e servindo de referência pra um Jimi Hendrix . O disco que entre outras coisas , praticamente inventou o termo Country Rock , puxado em conjunto pelos fantásticos Byrds ( uma espécie de filho prodígio ) , e que influenciou o trabalho de n bandas históricas como Buffalo Springfield , Poco , Eagles , e mais outras tantas . Fica até difícil de explicar em um simples comentário o tamanho e a força desse trabalho . E essa é apenas uma das faces do mundo de Zimmerman .

  2. Grande Covoes, pelo visto fã de diversos artistas e grupos dos quais também curto e muito. Valeu pela visita, apareça sempre, pois nada melhor do que ser lido por leitores qualificados como você!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑