Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Lux Interior deixa fãs de psychobilly de luto

Por Fabian Chacur

 

Os fãs de psychobilly, aquela turbinada mistura de punk e rockabilly, estão de luto com a morte de Lux Interior. O cantor e líder dos Cramps nos deixou no dia quatro de fevereiro, vítima de problemas cardíacos. Ele tinha 60 anos de idade (nasceu em 21 de outubro de 1948 no estado americano de Ohio), e seu nome de batismo era Erick Lee Purkhiser. A banda surgiu em meados dos anos 70, criada em parceria com a guitarrista Poison Ivy, que ele conheceu em 1972 e com quem se manteve casado durante todos esses anos. O primeiro disco dos Cramps saiu em 1979, o EP Gravest Hits EP, e o primeiro álbum, no ano seguinte, Songs The Lord Taught Us. A mistura do punk com rockabilly tinha como tempero letras inspiradas nos filmes de terror classe B dos anos 50, com direito a muitos lobisomens, zumbis, caixões, tumbas e coisas do gênero, com muito bom humor. Eles nunca foram grandes vendedores de discos, sendo que nos EUA seu álbum mais vendido foi o célebre Bad Music For Bad People (1984), que teve 95 mil cópias comercializadas. O mais recente, How To Make a Monster (2004), vendeu apenas 11 mil exemplares na terra do Obama. Bandas como The White Stripes, Pearl Jam e The John Spencer Blues Explosion tiveram influências deles, assim como os brasileiros Kães Vadius. Vale lembrar que os discos dos Cramps não tiveram edições nacionais. Em 1990, a EMI anunciou que lançaria por aqui Stay Sick, e o excelente crítico André Forastieri deu ao mesmo grande espaço na revista Bizz, até recomendando aos fãs que comprassem dois. Pois, infelizmente, logo após a gravadora refugou, e Stay Sick permanece inédito. Coisas do às vezes patético mercado fonográfico brazuca. A música Can Your Pussy Do The Dog chegou a ser bem tocada em rádios rock paulistas nos anos 80, incluindo a saudosa 97 FM.

 

Ouça e veja Can Your Pussy Do The Dog? ao vivo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=cdNesjXEL0s&feature=PlayList&p=B54702237CD14F9B&playnext=1&index=1

 

4 Comments

  1. Dançar Ultra Twist (http://www.youtube.com/watch?v=n194kOM9vy0)na balada foram um dos meus melhores momentos na noite paulista.Não há festa que fique ruim com Cramps.vai deixar saudades…..

    Saudações Chacur!

  2. Ainda bem que existem os discos, que eternizam as obras dos grandes artistas. Valeu pela visita, tuuudo de bom!!!!! Cramps forever!!!!!

  3. Gostava muito do Cramps , que tive a felicidade de pegar no auge . Mas como disse Mestre Chacur , músicos não morrem , apenas deixam o nosso convívio aqui no planeta azul . R.I.P.

  4. Vão deixar saudades, mesmo, Covoes, especialmente por ser uma banda bem-humorada e que fazia um som direto e bem feito. Grande abraço!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑