Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Vanguart soa turbinado em CD/DVD ao vivo

Por Fabian Chacur

 

Criado em 2002 por um ainda adolescente Hélio Flanders na cidade de Cuiabá (MT), o Vanguart cresceu, tornou-se uma banda de verdade e lançou em 2007 um elogiado primeiro CD, pela via independente e distribuído com a revista Outracoisa, do Lobão. Nele, uma profissão de fé no folk, em rica mistura com rock e country e letras poéticas ora em inglês, ora em português, sempre bem colocadas. Quando pensaram em gravar um DVD ao vivo, surgiu o convite do canal a cabo Multishow e da multinacional Universal, o que deu dimensão diferente ao projeto. O resultado é Multishow Registro, gravado ao vivo no Avenida Club (SP) em dezembro de 2008. Com 14 faixas no CD e 21 no DVD, trata-se de uma espécie de versão turbinada da estréia indie, pois 12 das 14 canções daquele disco estão aqui novamente.  Completam o repertório seis inéditas, duas canções gravadas pelo grupo em projetos anteriores ao CD de 2007 e a releitura de O Mar de Dorival Caymmi. O que poderia soar redundante na verdade equivale a uma versão turbinada e mais bem acabada do trabalho inicial, com a vantagem de ser gravada ao vivo, onde o quinteto formado por Flanders (vocal e violão), David Dafré (guitarra e vocal), Reginaldo Lincoln (baixo e vocal), Luiz Lazzaroto (teclados e vocal) e Douglas Godoy (bateria) se sentem mais à vontade. O resultado é delicioso, o que as participações especiais de Luiz Carlini em You Know Me So Well, Mallu Magalhães em The Last Time I Saw You, Arthur de Farias em Robert e o Quarteto de Cordas de Campinas em Last Days Of Romance, Antes Que Eu Me Esqueça e Hemisfério ajuda a ressaltar. Canções como Semáforo, Cachaça, Los Chicos de Ayer e You Know Me So Well são das melhores já feitas nessa praia, em termos de Brasil. Se continuar nesse pique, o Vanguart e seu tímido e carismático líder tem tudo para trilhar uma trajetória das mais brilhantes no rock brasileiro. Vale a pena conferir o desenrolar dessa história, mas o presente já é elogiável.

 

Ouça Semáforo e Medo da Chuva, ao vivo no Show Livre:

 

http://www.youtube.com/watch?v=LrEGenKZVLQ

 

7 Comments

  1. Engraçado foi ver a cara da minha mãe ao conferir a propaganda no MULTISHOW que passava a versão de O Mar de Dorival Caymmi.Ela se vira e pergunta: é isso mesmo que eu ouvi?

    Vou conferir já que ganhei o Multishow de graça este mês aqui em casa.=)
    Mas o único senão deve ser a Mallu Magalhães, sei lá, mas tenho a leve impressão de que onde quer que eu vá, ela está ou em alguma revista, ou tocando suas músicas em algum lugar ou sua foto em algum canto me deixando assustada com a sua onipresença.

    Saudações, Chacur!

  2. Mallu Magalhães está virando a Grande Irmã do rock/folk alternativo brasileiro, eheheheheheh Mas a participação dela é bem bacana. Eu, pelo menos, gostei. Bjs e obrigado pela visita!

  3. Alexandre Damiano

    March 24, 2009 at 6:57 pm

    Putz…que vergonha. Não conheço Mallu Magalhães e nem essa banda do Mato Grosso.

    vi o link postado pelo Fabian. Bacana. me pareceu honesto!

    vou atrás da Mallu agora.

    abs
    Alexandre

  4. O Vanguart é melhor e bem mais maduro do que a Mallu, mas ela também parece ter futuro. Também, só tem 16 anos…rsrsrsrs Grande abraço e tuuuudo de bom!!!! E não é vergonha não conhecê-los, pois o que não falta é artista novo aparecendo. Grande abraço!!!!

  5. Essa banda tá prometendo coisa boa mesmo , tomara que vingue . E o melhor de tudo , mantendo esse trabalho , porque como nós bem sabemos , muita gente é engolida pela “força” do meio .

  6. Alexandre Damiano

    March 25, 2009 at 10:56 am

    Fabian,
    Vi alguns clipes da Mallu Magalhães no youtube.
    Me lembra Fernanda Takai.
    Ainda não consigo formar uma opinião rss…preciso ouvir mais.
    Grande Abraço

  7. É, Marcelo, isso ocorre e muito. Mas como eles entraram em uma gravadora grande dentro de suas próprias condições, isso pode nos dar uma grande esperança de que sigam em frente com essa evolução. E a sua comparação faz sentido, Alexandre, especialmente no quesito voz pequena e delicada. Os estilos musicais delas são bem distintos, no entanto. Grande abraço aos dois e tuuuuuudo de bom!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑