Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Joe Jackson do bem em belo CD ao vivo

Por Fabian Chacur

 

O Joe Jackson do mal anda muito em voga nos últimos dias, devido à morte trágica de seu filho, o saudoso Rei do Pop. Felizmente, chegou às lojas um novo lançamento do homônimo que de fato importa, o cantor, compositor e tecladista britânico. Trata-se de Joe Jackson At The BBC. O álbum duplo contém músicas registradas em quatro performances ao vivo gravadas pela BBC inglesa. No primeiro CD, temos quatro músicas tocadas nos estúdios da célebre emissora britânica em 21 de fevereiro de 1979, quando Jackson havia acabado de lançar o segundo álbum, I’m The Man. O som é básico, vigoroso, com destaque para o desempenho em One More Time e I’m The Man. Logo após, entram em cena onze canções gravadas em 2 de outubro de 1982, registradas na turnê de divulgação de uma das obras primas do astro inglês, o fortemente influenciado por jazz e música latina Night And Day. Além de tocar sete faixas de tal álbum, ele reinterpreta com o auxílio de percussão e vocalistas de apoio canções mais antigas, entre elas Fools In Love, que pode ser comparada com a versão do show de 1979. Ambas são muito boas.

No segundo CD, show no Hatfield Polythechnic em 14 de janeiro de 1980 reúne dez canções, com o quarteto de Jackson nos oferecendo petardos como Sunday Papers, Don’t Wanna Be Like That, It’s Different For Girls (o genial single que divulgava na época) e um cover matador de Come On, de Chuck Berry. As sete faixas restantes são oriundas de gig realizada no Regal Theatre, em 22 de janeiro de 1983, também durante a turnê de Night And Day e com aquela estética. Aqui, o destaque fica por conta da releitura quase doo wop de Is She Really Going Out With Him? (outro grande hit de Jackson), que pode ser ouvida na primeira metade deste disco mais próxima da leitura original. Uma das virtudes de Joe Jackson At The BBC é oferecer, nos dois CDs, versões ao vivo de Steppin’ Out (o maior hit do astro) mais próximas da original, pois a partir de meados de 1984, Jackson nunca mais a tocaria dessa forma. O único ponto negativo é o encarte não trazer a relação de músicos que tocaram em cada show, especialmente os da turnê Night And Day, pois nos outros dois dá para deduzir que tenha sido a Joe Jackson Band.

 

Confira Sunday Papers gravada ao vivo em 1979:

 

http://www.youtube.com/watch?v=GnaUL8OpBck

 

4 Comments

  1. Conheço pouco o trabalho do Joe Jackson.Mas não posso de deixar de comentar: é esta a capa? Que linda ! Adoro capas minimalistas com fotos ainda dando destaque no microfone!!!
    Quem me mostrou o trabalho de Joe Jackson foi um amigo que trabalhava comigo.Ele gostava bastante.Is She Really Going Out With Him? acho uma graça.

    Saudações Chacur

  2. A capa é essa, mesma, Carla, Lindíssima!!! E o conteúdo do álbum duplo é ainda melhor. Vale a pena mergulhar a fundo na obra desse verdadeiro gênio do pop rock. Muito obrigado pela visita qualificada, e volte sempre!

  3. Claudio Romano

    July 22, 2009 at 8:22 pm

    Carla, tambem gosto muito desse som do Joe Jackson, “Is She Really Going Out With Him”.
    Tens bom gosto !!!!

  4. Olha, eu recomendo a todos que curtem música pop feita com qualidade, bom gosto e refinamento ir mais a fundo na obra de Joe Jackson. Ele tem muita coisa boa nesses mais de 30 anos de carreira. Alguns CDs são discografia básica, tipo Look Sharp! (1979), Night And Day (1982-tem resenha minha aqui no Mondo Pop) e Laughter And Lust. O cara é bom de fato! Valeu, Cláudio e Carla, obrigado pelos comentários pertinentes e pela visita, voltem sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑