Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Um mergulho no som de Daryl Hall & John Oates

Por Fabian Chacur

Pouca gente consegue se manter por muito tempo com sucesso no meio musical. Fazendo trabalhos relevantes e em boa forma, então, chega a ser quase impossível, tantos são os obstáculos a serem vencidos para tal.

Daryl Hall & John Oates fazem parte desse restrito time que superou todas as encrencas e dificuldades em mais de 40 anos de estrada, conseguindo se consolidar como a dupla mais bem-sucedida em termos comerciais de todos os tempos.

Como forma de comemorar trajetória tão bem-sucedida em termos artísticos e comerciais, saiu no finalzinho de 2009 a caixa Do What You Want Be What You Are – The Music Of Daryl Hall & John Oates (selo Legacy).

São quatro CDs com 74 faixas. Dezesseis delas são inéditas, sendo quatro canções de estúdio nunca antes lançadas e 12 versões ao vivo de músicas de seu repertório de shows. Todos os sucessos estão aqui.

A viagem ao universo musical de Hall & Oates é bem abrangente, começando com duas faixas dos The Temptones, primeiro grupo de Hall, e uma do The Masters, que marcou a estreia do parceiro cuja antiga marca era um bigode hoje posto de lado.

Essas primeiras gravações mostram músicos talentosos mas ainda iniciantes, com fortes influências de doo-wop e Motown e dispostos a criar uma sonoridade própria.

Oriundos da Filadélfia, ele viram nascer o império de Kenny Gamble e Leon Huff, e também foram influenciados pelo som deles. Foram amigos durante alguns anos, até resolverem encarar juntos a carreira profissional.

A dupla se iniciou de fato em 1972, com o lançamento de seu primeiro álbum, Whole Oats.

A partir daí, eles foram criando uma sonoridade própria, que mistura soul, funk, rock, pop e folk, sempre com criatividade.

Todas as 22 canções que alcançaram o Top 20 americano estão aqui, assim como faixas importantes dos álbuns, releituras ao vivo importantes de canções desses mesmos álbuns e covers bacanas.

Ouvir os quatro CDs de uma vez só deixará o ouvinte surpreso. Como eles conseguiram gravar tantas coisas legais e diferentes entre si, nesses anos todos? Eles nunca se acomodaram em uma só direção.

Compare a balada folk Lilly (Are You Happy), a canção pop balançada a la Elton John Fall In Philadelphia, a balada soul Sara’s Smile, a popíssima e alto astral Rich Girl, a sacudida Private Eyes e o rockão Head Above Water, por exemplo.

São canções bem diferentes entre si, mas todas tem uma assinatura própria, que fica por conta dos vocais marcantes de Daryl e John, do requinte dos ótimos músicos que sempre os acompanharam, e da falta de medo de errar.

E esta compilação tem muito mais. Tipo I Can’t Go For That (No Can Do), que eu ouso definir como a melhor música pop  gravada nos anos 80, com seu minimalismo e balanço irresistível.

Out Of Touch, She’s Gone, Maneater, Head Above Water, Everything Your Heart Desires, One On One, Wait For Me, Do It For Love, How Does It Feel To Be Back…. É muita música boa junta!

E agora irei chocar alguns: acreditem, faltaram muitas músicas legais! Natural, para quem lançou mais de 20 álbuns, entre trabalhos de estúdio, ao vivo etc.  Mas esta caixa é uma amostra de luxo dessa obra tão boa.

A caixa, cuja embalagem é bem bacana, traz um livreto repleto de fotos e informações detalhadas sobre cada faixa.

Todas as gravações inéditas são boas, ou seja, o colecionador ficará satisfeito, mesmo tendo bastante material repetido.E quem não tem nada dos caras certamente tem tudo para ficar viciado.

Únicas queixas: poderiam ter sido colocados mais faixas dos discos ao vivo oficiais, e não entendo porque nada do ótimo Marigold Sky, de 1997, entrou aqui. De resto, nota dez, cem mil!

Do What You Want Be What You Are é o melhor presente que dei a mim mesmo em anos, e isso não é pouco para quem é tão fanático por boa música como eu. Aliás, a música que dá título à compilação é uma balada blues sensacional… E chega, senão, eu não paro mais de escrever!

3 Comments

  1. Alexandre Damiano

    February 10, 2010 at 11:21 pm

    Fabian, uma pergunta. Aquela música muito legal gravada pelo Paul Young, Every Time you go away…. foi gravada por eles ou é de autoria dos mesmos ?

    abs

  2. Grande Alexandre: respondi a sua pergunta no post posterior a este, pois é uma pergunta pertinente que merece resposta destacada. Grande abraço, e obrigado pela força de sempre!

  3. Fantástico!!! Pra quem nasceu em 72, eu basicamente cresci ao som de Daryl and Oates…muito bom ler alguém que escreve com “conhecimento de causa”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑