Choro-das-3 e paulo paolilo- 400x Flavio-Torres-50

Por Fabian Chacur

Nada mais legal na música do que talentos que se reúnem para somar esforços e criar novos projetos. Esse é o caso do grupo Choro das 3 e do cantor lírico Paulo Paolillo. A parceria entre eles, apresentados por uma amiga em comum, deu início a uma tabelinha precisa e preciosa, no qual os universos da música popular e lírica se unem. O show gerado, Choro Lírico, será a atração na próxima quarta-feira (20) às 20h em São Paulo no Centro Cultural Fiesp (avenida Paulista, nº 1.313- fone 0xx11-3322-0050), com entrada gratuita.

Na estrada há duas décadas e formado pelas irmãs Corina Meyer Ferreira (flauta), Elisa Meyer Ferreira (multi-instrumentista) e Lia Meyer Ferreira (violão 7 cordas), o Choro das 3 possui 11 álbuns em seu currículo, sendo o mais recente Olho de Boi, que chega nas plataformas digitais e em CD físico no Brasil pelo selo do próprio trio, o Macolé, após sair inicialmente nos EUA, França, Portugal, Espanha e Itália. É o último com a participação, no pandeiro, do pai das meninas, Eduardo, que infelizmente se foi em 2021.

Por sua vez, Paulo Paolillo é um cantor de sólida formação erudita que estudou no Brasil, EUA e Itália, participou de diversas encenações de óperas famosas no Brasil e em outros países e também de diversos concursos de canto pelo mundo afora, sempre com destaque.

O repertório de Choro Lírico apresenta afinidades e intersecções entre os repertórios erudito e popular. O chorinho, para alguns, soa como uma espécie de estilo de câmara da música popular, exigindo o mesmo rigor de execução e preparação que seus correspondentes na música erudita. Corina explica: “No Brasil não se fala muito sobre isso. No exterior, os músicos eruditos comentam com a gente: vocês são um conjunto de câmara exótico.”

Mia Gioconda (clipe)- Choro das 3 e Paulo Paolillo: