brian eno capa album 400x

Por Fabian Chacur

Além de ser um dos mais bem-sucedidos produtores musicais de todos os tempos e de ter integrado a banda Roxy Music em sua fase inicial, Brian Eno também desenvolve um sólido e criativo trabalho como artista solo. Ele lançará o seu 22º álbum individual de estúdio no dia 14 de outubro em vários formatos, com o título FOREVERANDEVERNOMORE. A primeira de suas 10 faixas acaba de ser divulgada pela gravadora Universal Music.

Trata-se de There Were Bells, colaboração com o irmão Roger Eno e cuja estreia ocorreu em um evento patrocinado pela UNESCO na Acrópole de Atenas, na Grécia. Por sinal, foi lá, em agosto de 2021, que foi gravado o clipe desta canção, que acaba de ser disponibilizada.

Em comunicado à imprensa, Brian Eno fala sobre a motivação do álbum, cujo tema básico é a emergência climática vivida pelo planeta neste momento:

“Como todo mundo – exceto, aparentemente, a maioria dos governos do mundo – eu tenho pensado sobre nosso futuro estreito e precário, e essa música surgiu desses pensamentos. Talvez seja mais correto dizer que estou sentindo sobre isso. E a música cresceu a partir desses sentimentos. Aqueles de nós que compartilham essas preocupações estão cientes de que o mundo está mudando em um ritmo super-rápido e que grande parte dele está desaparecendo para sempre. Daí o título do álbum. Resumidamente, precisamos nos apaixonar novamente, mas desta vez pela natureza, pela civilização e por nossas esperanças para o futuro”.

There Where Bells (clipe)- Brian Eno: