george benson 400x

Por Fabian Chacur

Nada melhor do que celebrar aniversários e parabenizar pessoas que você ama e que te fizeram bem de uma forma ou de outra. E, no dia em que completa 80 anos muito bem vividos, George Benson não poderia passar sem ser devidamente reverenciado por este humilde fã. Dos inúmeros artistas da área musical que eu curto, este cantor e guitarrista norte-americano é um dos meus favoritos desde sempre. Um craque do mais alto gabarito, capaz de te fazer rir, dançar e se emocionar.

Minha paixão pela música deste artista nascido em 22 de março de 1943 em Pittsburg, Pensilvania, teve início nos anos 1970, quando conheci suas brilhantes releituras de On Broadway (ouça aqui)- uma das faixas mais irresistivelmente dançantes de todos os tempos- e Love Ballad, onde romantismo e swing se casam de forma irreversível e linda.

A partir daquele momento, lá pelos idos de 1978, o poder cativante de Benson me pegou e não largou mais. Logo, fui atrás e descobri que ele, na verdade, tinha começado sua trajetória “apenas” como guitarrista de jazz, sendo considerado na metade dos anos 1960 um dos mais promissores na área. Com o tempo, no entanto, percebeu que também era bom como cantor, e aos poucos foi incluindo faixas com vocais nos seus discos, algo similar ao ocorrido com um de seus ídolos, Nat King Cole.

Graças a álbuns sublimes como The Other Side Of Abbey Road (1970), no qual relê faixas do célebre álbum dos Beatles, uma ousadia pelo fato de este trabalho ter sido lançado há pouco tempo na época, Benson foi aos poucos se aproximando do público pop, sem que isso significasse queda na qualidade de seu trabalho. Muito pelo contrário, vale ressaltar de forma enfática.

Em 1976, chegou a hora do estrelato, quando seu álbum Breezin’, o 15º lançado por ele até aquele momento, atingiu o topo da parada norte americana, impulsionada pela deliciosa faixa-título instrumental (ouça aqui) e especialmente por sua sublime releitura de This Mascarade (ouça aqui), que muitos conheceram com os Carpenters.

Nem é preciso dizer que os críticos e os jazzistas mais ranzinzas baixaram o cacete em Benson por essa ampliação de horizontes, mas felizmente ele não deu bola e procurou fazer apenas aquilo que o agradava, conseguindo dessa forma transmitir suas emoções positivas para todos nós.

Pronto. O mundo ganhava um astro pop de proporções mundiais, e Benson soube aproveitar com categoria essa fase de muito sucesso comercial e artístico, que durou até a metade dos anos 1980. Com direito a obras primas como o álbum Give Me The Night (1980) (ouça a faixa-título aqui), que inclui duas faixas do nosso Ivan Lins, entre elas Dinorah Dinorah (ouça aqui).

Vi George Benson ao vivo pela primeira vez em 1979, em um show simplesmente espetacular no antigo Palace, em São Paulo. O segundo conferido por este que vos tecla ocorreu em 2009 (leia a resenha aqui), com direito a orquestra, hits e músicas de Nat King Cole.

Se não repetiu mais o sucesso comercial dos 1970 e 1980, este vencedor de 10 troféus Grammy, o Oscar da música, manteve-se sempre ativo e em altíssimo nível, tanto em shows quanto em novas gravações. Bons exemplos são Givin’ It Up (2006), gravado em dupla com o grande cantor Al Jarreau (leia a resenha aqui) e Songs And Stories (2009- leia a resenha aqui).

Além de cantor de timbre doce e delicioso, repleto de swing e sensualidade, e de tocar guitarra com uma habilidade impressionante, George Benson sabe como poucos reler composições alheias. Se ele compõe pouco e raramente, incorpora sua alma e talento às canções de outros autores que grava, tornando-se assim praticamente um coautor dessas obras.

Como último elogio a esse artista que tanto amo, afirmo que sempre que me sinto com o astral mais baixo e preciso de uma dose de energia positiva, sempre apelo para os discos de George Benson. E, acreditem em mim, SEMPRE dá certo! As flores em vida para esse artista completo, e que ele permaneça conosco por muitos e muitos anos ainda, sempre com saúde e paz. Gratidão a ele!

Love Ballad- George Benson: