Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Jeff Beck em show intimista e sensacional

Por Fabian Chacur

 

Jeff Beck é uma espécie de guitarrista dos guitarristas. Todo cara que é realmente fera nesse instrumento costuma citar o músico britânico como uma influência, ou no mínimo demonstrar sua admiração por ele. E não é para menos. Desde a década de 60, o cara se mostra um mestre no setor. Inicialmente, nos Yardbirds. Depois, no Jeff Beck Group (ao lado de Rod Stewart e Ron Wood) e posteriormente no Beck, Bogert & Appice e em produtiva carreira solo. Seu repertório é abrangente, incluindo rock, hard rock, blues, jazz, soul e o que mais vier pela frente. Atualmente com 65 anos de idade, continua na estrada, esbanjando categoria. O mais novo lançamento de Beck é o excelente DVD Performing This Week….Live At Ronnie Scott’s, que a ST2 acaba de lançar no Brasil. Uma verdadeira videoaula de guitarra.

O projeto de Performing This Week…. é dos melhores: o herói da guitarra sendo registrado ao vivo no bar intimista Ronnie Scott, situado em Londres, um dos espaços mais nobres para os fãs de jazz e blues. Foram cinco apresentações, que o DVD condensou de forma deliciosa. Além de Beck, sua banda inclui os ótimos Jason Rebello (teclados), Tal Wikenfeld (baixo) e Vinnie Colaiuta (bateria), este último daqueles músicos lendários que já tocaram com todo mundo que realmente importa. Três convidados especialíssimos marcam presença. A estrela Joss Stone faz ótima interpretação de People Get Ready (Curtis Mayfield), que nos anos 80 Beck gravou ao lado de Rod Stewart. A cantora Imogen Heap marca presença em Blanket e Rollin’ And Tumblin’, e dá conta do recado. A cereja do bolo fica por conta de Eric Clapton, que canta e toca guitarra em Little Brown Bird e You Need Love. As outras faixas são instrumentais, extraídas de várias fases da carreira do músico britânico. Beck’s Bolero, por exemplo, integra o álbum Truth (1968), seminal para quem gosta de rock e particularmente de hard rock. Clássicos do soul como Cause We’ve Ended As Lovers (de Stevie Wonder), do jazz como Goodbye Pork Pie Hat (de Charles Mingus) e dos Beatles (versão matadora de A Day In The Life) são outros destaques. Na plateia, celebridades como Jon Bon Jovi, Brian May e Jimmy Page, por sinal o autor de Beck’s Bolero. Além desse show maravilhoso, o DVD inclui uma extensa entrevista com Jeff, na qual o músico, normalmente introspectivo, se mostra bem humorado e à vontade dando detalhes sobre o show, convidados, carreira etc.

 

Confira a belíssima versão de A Day In The Life ao vivo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=32Ln-SpJsy0

 

4 Comments

  1. Claudio Romano

    July 22, 2009 at 8:32 pm

    Putz!!! 65 aninhos e tocando desse jeito ?!?!?!?!?!??!
    Quem precisa de vocalista com um guitarrista desse gabarito tocando solos ????

  2. fabian chacur

    July 23, 2009 at 9:41 am

    Realmente, Cláudio. É impressionante como esse cara sabe unir técnica, garra e emoção……. Adoraria ver um show dele ao vivo, mas ver esse DVD maravilhoso é um consolo de luxo. Grande abraço, e obrigado pela visita qualificada!!!!

  3. Marcelo Covoes

    July 27, 2009 at 11:27 am

    Fabian , por coincidência um amigo meu trouxe esse dvd pra assistir aqui em casa uns dias atrás . Um show excelente ! Não sei se foi por causa do ambiente intimista , mas o cara tava muito solto e inspirado . Uma coisa que também me chamou muita atenção , foi uma menina , literalmente , que fez o baixo nessa banda . É interessante ver uma garota com cara de colegial tocando no meio daqueles monstros , e sem afinar em nenhum momento . E o homi tá fininho e batendo um bolão .

  4. fabian chacur

    July 27, 2009 at 3:12 pm

    Impressionante como ele não parece ter os sessenta e poucos anos que tem, heim, Marcelo? E de fato o cara está solto, tocando muito e com aquela personalidade e assinatura que o tornaram um ídolo para quem toca guitarra. Grande abraço, e tuuuudo de bom!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑