Por Fabian Chacur

A banda independente americana Vampire Weekend é uma das atrações internacionais aguardadas para shows ao vivo no Brasil em 2011.

O quarteto americano formado por Ezra Koenig (vocal principal e guitarra), Rostam Batmanglij (teclados, guitarra, efeitos e vocais), Chris Baio (baixo) e  Chris Tomson (bateria) tocará em São Paulo no dia 1º de fevereiro, na Via Funchal.

Como forma de já criar o clima positivo para a presença dos rapazes por aqui, o selo brasileiro Lab 344 acaba de lançar em nosso país Contra, o segundo álbum do time que está na estrada há quatro anos.

Contra conseguiu a façanha de atingir o primeiro posto na parada americana no início deste ano, algo raro para um trabalho independente e que não aposta em fórmulas óbvias e comerciais.

A principal e mais evidente influência no som do grupo oriundo de Nova York é a fusão folk-rock-música africana feita por Paul Simon nos anos 80 em álbuns como Graceland (1986) e The Rhythm Of The Saints (1990).

O trabalho do grupo Talking Heads e da carreira solo de seu líder, David Byrne, a new wave, o ska e o reggae são outros elementos utilizados pela banda em sua musicalidade.

O timbre melódico e belo da voz de Ezra Koenig pode ser definido de forma simplista como um mix da de Paul Simon e Chris Martin (Coldplay).

As dez canções de Contra tem como características a leveza, as boas melodias, o trabalho rítmico inteligente e as letras irônicas e bem construídas.

Horchata, Holiday, Taxi Cab, Cousins e Giving Up The Gun são destaques de um disco que flui sem grandes dificuldades, esbanjando originalidade, bom gosto e um lugar próprio no atual cenário pop mundial.

Resta saber como eles fazem para segurar a onda ao vivo, já que no CD se valem do auxílio luxuoso de diversos músicos de estúdio, entre os quais o brasileiro Mauro Refosco, o mesmo que já fez shows com Thom Yorke, do Radiohead.

Mas esta resposta nós só teremos em fevereiro.

Veja o videoclipe de Giving Up The Gun: