Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

New York Dolls volta a São Paulo para show na Via Funchal

Por Fabian Chacur

 

Após sua primeira visita ao Brasil em abril do ano passado, com show em Sampa City no Hangar 110, o New York Dolls volta, e desta vez com uma ambição maior. No dia 25 de abril, eles irão encarar a enorme Via Funchal, em São Paulo, casa de shows em que bandas/astros do porte de R.E.M., New Order, Paul Rodgers + Queen, Bob Dylan, Cyndi Lauper e Maroon 5 se apresentaram nos últimos tempos. O quinteto vive um momento muito importante de sua carreira. Eles voltaram à ativa em 2004, atendendo convite de um de seus admiradores mais ilustres, Morrissey, que quando moleque foi presidente de um fã-clube da banda. Desde então, fizeram muitos shows e lançaram o álbum One Day It Will Please Us To Remember Even This (2006). Da formação clássica, prosseguem o carismático vocalista David Johansen e o guitarrista Sylvain Sylvain, que tem a seu lado atualmente Sami Yaffa (baixo, ex Hanoi Rocks), Steve Conte (guitarra, ex-David Johansen Band) e Brian Delaney (bateria). O quinteto deve lançar um novo CD ainda este ano, com produção a cargo do consagrado Todd Rundgren (Grand Funk Railroad, XTC, Patti Smith, Meat Loaf etc), que por sinal produziu o auto-intitulado álbum de estréia da banda, em 1973. Para quem por ventura não os conhece, o New York Dolls surgiu em 1972 em Nova York, e lançou dois discos dos mais influentes: New York Dolls (1973) e Too Much Too Soon (1974). Não venderam milhões de discos, mas sua mistura de rock básico e visual andrógino influenciou inúmeros outros artistas, desde o punk rock dos Sex Pistols (impulsionados por Malcolm McLaren, último empresário dos Dolls) até o glam metal de Motley Crue, Guns ‘N’ Roses, Poison e outros. A primeira encarnação dos NYD encerrou atividades em 1977. Daquele time, o guitarrista Johnny Thunders e o baterista Jerry Nolan morreram no início dos anos 90, enquanto o baixista Arthur Kane virou músico de estúdio. Curiosidade: Johansen gravou nos anos 80 com o nome Buster Poindexter discos de rhythm and blues à antiga, com muito sucesso.

 

Confira Personality Crisis ao vivo, nos anos 70:

 

http://www.youtube.com/watch?v=Ct9aBySJkRQ

 

8 Comments

  1. Alexandre Damiano

    March 31, 2009 at 6:03 pm

    Fabian,
    Comprei “One Day It Will Please Us To Remember Even This” ano passado.
    Gostei da banda. Não conheço muito os outros trabalhos, mas como influenciou muita gente que eu gosto..vou procurar saber mais.

    abs
    Alexandre

  2. Vale a pesquisa, Alexandre. O som deles é cru, direto, com muita garra e competência e um vocalista de rock impecável. Personality Crisis, Looking For a Kiss, Trash e Lone Star Queen são algumas das melhores músicas deles. Grande abraço!

  3. *_* olha os meus olhinhos brilhando de emoção.*_*

    Sem comentários: tomara que aquele Via Funchal fique pequeno pra eles.

    Só lamento que não terá o Johnny Thunders!(porque só dando bom dia para São Pedro para vê-lo!)snif snif.

    Saudações, Chacur!

  4. Uma pena, mesmo, Carla, mas a banda ainda assim valerá a pena ser conferida, pois manteve a chama do rock básico e irreverente em seu DNA. Bjs e muito obrigado pela visita!

  5. vladimir rizzetto

    April 4, 2009 at 4:55 pm

    O New York Dolls é uma das bandas mais divertidas da história do rock, pena que durou tão pouco, mas, Personality Crisis, Trash, Frankstein, entre outras, estão aí pra gente poder curtir eternamente!
    Ouvi o disco “novo” e gostei! Claro que os outros dois são melhores, mas vale a pena.
    Saudações, Baluarte e amigos do Mondo Pop!

  6. fabian chacur

    April 5, 2009 at 6:31 pm

    Muito obrigado pela visita, Vladimir, e que baluarte, que nada!!!! Um dia eu ainda mato bem devagar o Flávio Canuto…rsrsrsrsrsrss Grande abraço!!!!!

  7. vladimir rizzetto

    April 5, 2009 at 6:54 pm

    Faz isso não…hehehehehehehe, mas, Fabian, você é baluarte sim…

  8. Tá bom, Vladimir, então, sou um Ballu (o urso do desenho Mowgli, o Menino Lobo) com arte, eheheheheh Grande abraço!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑