Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Novos supergrupos e outras novidades do rock para 2009

Por Fabian Chacur

 

Pelo visto, a tradição dos supergrupos que existe no rock desde o final dos anos 60 continua firme e forte. Intitula-se “supergrupo” a reunião, em um mesmo time, de roqueiros consagrados em bandas anteriores. Já devidamente registrado aqui em Mondo Pop, o Tinted Windows, que inclui James Iha (ex-Smashing Pumpkins), Adam Schlesinger (do Fountains Of Wayne), Bun E. Carlos (do Cheap Trick) e, pasme, Taylor Hanson (do trio de irmãos Hansom) lança ainda este mês seu álbum de estréia. Está programado para o dia seis de junho, no exterior, o primeiro álbum do Chickenfoot (FOTO). Trata-se de um quarteto que traz dois ex-integrantes do Van Halen, o vocalista e guitarrista Sammy Hagar e o baixista Michael Anthony, aliados ao baterista Chad Smith (do Red Hot Chili Peppers) e o guitarrista Joe Satriani. Também está previsto para sair ainda em 2009 o trabalho de estréia do Freebass, reunião de três grandes baixistas de bandas oitentistas, Peter Hook (ex-Joy Division e New Order), Gary “Mani” Mounfield (ex-The Stone Roses) e Andy Rourke (ex-Smiths), tendo Gary Briggs nos vocais. Hook declarou à imprensa internacional que já foram gravadas várias faixas do CD, com participações especiais de Bobby Gillespie (do Primal Scream), Liam Gallagher (do Oasis), Billy Corgan (do Smashing Pumpkins) e Ian Brown (ex-Stone Roses), entre outros. E no setor “comebacks”, especula-se sobre um álbum com a formação original do Roxy Music, que traria até mesmo Brian Eno, que saiu da banda após o lançamento de seu segundo álbum, For Your Pleasure (1973), para depois se tornar um dos mais badalados produtores da história do rock. Outros grupos que devem lançar novos discos ainda este ano: No Doubt (da gatíssima Gwen Stefani), Aerosmith, Placebo (Battle For The Sun, que deve sair em junho), Simple Minds (Grafitti Soul, previsto para maio) e Green Day (21st Century Breakdown, sai em maio). No cenário dos artistas solo, destaque para Yusuf Islam, ex-Cat Stevens, que lançará em maio Roadslinger (To Warm You Through The Night), sucessor do excepcional An Other Cup, de 2006. Ufa!

 

Ouça Soup On A Rope, do Chickenfoot:

 

http://www.youtube.com/watch?v=HX-OwmvuBjA

 

9 Comments

  1. Tudo lindo e maravilhoso.

    Essa eu nem sabia e olha que sou fã deles:como Brian Molko NUNCA erra, está vindo mais um CD maravilhoso do Placebo , com um título legal e fotos de divulgação lindas.

    E eles já colocaram a faixa Battle for the sun para quem quiser fazer o download antes do lançamento!

    IUPI!Já vou ouvir.
    p.s: muito louco este projeto do Peter Hook

    Saudações Chacur!

  2. Alexandre Damiano

    April 9, 2009 at 11:46 am

    ohhhhh

    Sou um baita fan do Sammy Hagar!! Tomara que vingue, pois as superbandas geralmente…enfim…

    Lembra do BlackJack Fabian?

    Michael Bolton, Bruce Kulick, etc…e não vingou.

    Vamos torcer!!

    Sammy Hagar !! inspira o meu verdão….The winner takes it all !!

    abraços

  3. Se bem que o BlackJack foi criado ANTES de esses músicos ficarem famosos, ehehehehehehe Grande abraço aos dois, e muito obrigado pelas visitas sempre qualificadas!

  4. Alexandre Damiano

    April 10, 2009 at 10:04 am

    Verdade Fabian….

    abs

  5. vladimir rizzetto

    April 13, 2009 at 6:33 pm

    Sabem, eu acho que o Sammy Hagar é um cara meio injustiçado. Ele participou do Montrose, banda que lançou alguns bons discos, principalmente os dois primeiros que são verdadeiros petardos, e depois pagou o pato sozinho pela decadência do Van Halen, porém, o que as pessoas esquecem é que quem ditava os rumos musicais do Van Halen era o próprio Eddie!
    E olha, esse Chickenfoot promete, só tem fera na banda!
    Mudando de assunto, e aproveitando que minha mulher não está aqui (hehehe), a Gwen Stefani é um atentado ao pudor…
    Bom, retornando à música, estou muito curioso em relação ao lançamento do Aerosmith, uma banda que na maior parte de sua trajetória fez um hard rock de primeira, mas que deu algumas poucas pisadas na bola, e lançou alguns lixos como Push & Playn e musiquinha para trilha sonora do Armagedon (aaaaaaaaaargh!), porém, voltou em grande estilo como o soberbo álbum de covers de blues, Honkin on Bobo. E é nessa toada que eu espero que eles continuem, embora eu não me iluda, pois de repente, a conta bancária pode sobrepujar a música.
    Saudações alviverdes rockeiras

  6. Concordo contigo, Vladimir. E no caso do Van Halen, a banda lançou bons discos com o Sammy Haggar, e os mais vendidos da história deles, o que não é pouco. Gwen Stefani é de arrebentar, realmente, em todos os sentidos….rsrsrsrs E quanto ao Aerosmith, é uma grande banda, mas realmente essa música da Diane Warren, especialista em baladas baba e que foi tema do Armageddon, foi um chute para fora do estádio, ehehehehe Grande abraço, e obrigado pela visita qualificada!

  7. vladimir rizzetto

    April 14, 2009 at 2:36 pm

    Fabian, da fase Sammy Hagar eu gosto demais do OU812, que considero-o um grande disco, porém, acho que os outros são meio fracos.
    E ainda sobre o Van Halen, acho que eles sempre sofreram da “síndrome do Van Halen I”, ou seja, a cada lançamento, os fãs esperavam uma recriação do primeiro e clássico álbum, o que eu considero um equívoco, embora, eu mesmo já tenha pensado assim!
    O fato é que nenhuma banda conseguiu superar sua obra-prima, no máximo criaram algo do mesmo nível, mas nunca melhor.
    Os Beatles jamais superaram a genialidade de Sgt. Peppers, o Radiohead não conseguiu criar algo mais bombástico que OK Computer, o Iron Maiden não fez nada melhor depois de Powerslave, Alice Cooper não conseguiu repetir o que fez em Billion Dollar Babies, e por aí vai.
    Obra-prima é obra-prima, é impossível ultrapassar os limites do auge!
    E, Fabian, Armageddon foi um chute no s*##!
    Abraço

  8. vladimir rizzetto

    April 14, 2009 at 2:37 pm

    Por favor, desconsiderem o “que” da primeira linha do primeiro parágrafo.
    E.. mobral…

  9. Van Halen 1 é sensacional!!!!! Running With The Devil é uma das melhores faixas de abertura de álbum de todos os tempos!!!!! E concordo, os dois primeiros discos do Van Halen com o Sammy Hagar são os melhores, daí em diante, a coisa deu uma caída……

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑