Por Fabian Chacur

Virou uma interessante tendência entre grupos de rock do mundo todo a execução ao vivo, na exata ordem em que foram gravados, do repertório na íntegra de seus discos mais importantes. Os Titãs dedicaram seus esforços nessa direção com uma ótima releitura ao vivo de Cabeça Dinossauro (1986), seu álbum mais importante e frequente vencedor na categoria melhor disco de rock brasileiro de todos os tempos.

A banda apresentou essa releitura algumas vezes durante 2012, sendo uma delas como atração do programa Álbuns Clássicos da Mix FM (leia a crítica aqui). Agora, chega ao mercado o DVD com o registro da performance realizada no Circo Voador (RJ) em 9 de junho de 2012.

Cabeça Dinossauro Ao Vivo 2012 é um belo DVD, e começa a agradar logo de cara, graças à captação de imagens feita em preto e branco, o que proporciona uma atmosfera vintage totalmente adequada ao conteúdo agressivo, minimalista e sacudido do álbum original, com direito a sutil reinterpretação da capal do LP original.

Branco Mello (voz e baixo), Paulo Miklos (voz e guitarra), Sérgio Britto (voz, teclados e baixo) e Toni Bellotto (guitarra) contam com a ajuda de apenas mais um músico (o baterista Mario Fabre) para dar conta, com categoria, do que antes era feito por oito integrantes. Uma bela aula de auto-suficiência da banda paulistana.

O pique e a energia que marca o álbum original se manteve, e a atual encarnação do grupo mostra que continua com dentes no país banquela do atual rock brasileiro, que infelizmente não tem o vigor e a criatividade daqueles intensos anos 80.

O único senão ao DVD fica por conta de o mesmo não incluir um making of e entrevistas com os músicos falando sobre esse álbum sublime. Um trabalho tão bacana como Cabeça Dinossauro Ao Vivo 2012 merecia extras à altura. Enfim, ainda assim o DVD é indispensável para quem curte rock brasileiro na veia.

Ouça Cabeça Dinossauro, ao vivo, do novo DVD dos Titãs: