birdy single 400x

Por Fabian Chacur

Dou risada quando vejo gente reclamando pelo fato de, hipoteticamente, não existirem nas novas gerações artistas que invistam em canções. Tolice. Basta procurar. Um bom exemplo é a cantora e compositora britânica Birdy. Aos 27 anos, ela nos oferece um material consistente e que evolui a cada novo lançamento. Sairá no dia 18 de agosto o seu 5º álbum, Portraits, pela Warner, e já temos 4 boas amostras deste trabalho disponíveis.

Jasmine Lucilla Elizabeth Jennifer Van Der Bogaerde, seu nome de batismo, nasceu em 15 de maio de 1996 e iniciou a carreira ainda muito jovem, participando de concursos televisivos. Seu álbum de estreia, Birdy, saiu em 2011. Das releituras de material alheio ela aos poucos passou a investir em material autoral, e já participou de trilhas de filmes e de festivais massivos.

Portraits será o sucessor de Young Heart (2021), que atingiu o 4º posto na parada britânica. As 4 canções já divulgadas são muito boas. Raincatchers, por exemplo, é bastante influenciada por aquele estilo grandioso e reflexivo de Kate Bush, além de trazer ecos da interpretação vocal intensa de Adelle. Uma pequena obra-prima de Birdy.

Paradise Calling (ouça aqui), por sua vez, é dominada por sintetizadores e um clima dançante que traz ecos do trabalho de bandas de synth pop como o A-ha. Tente ficar parado ouvindo essa canção deliciosa.

Heartbreaker (ouça aqui) surge com um clipe muito profundo sobre a relação com um ser fora dos padrões, e também remete ao estilo de Kate Bush, mas sem cair na mera diluição, e com direito a arranjo inteligente e ganchos deliciosos que te levam a querer ouvir de novo e de novo.

O pacote de quatro canções se encerra com Your Arms (ouça aqui), delicada e belíssima balada romântica no melhor estilo piano e voz no qual Birdy nos mostra a beleza de seu timbre vocal. Se o resto do material tiver este mesmo alto nível, Portraits tem tudo para ser um dos álbuns de 2023 na seara pop.

Raincatchers (clipe)- Birdy: